A sociedade evolui de forma acelerada em termos técnicos, tecnológicos, comunicacionais e organizacionais, isto exige que o ser humano tenha de se atualizar diariamente, por necessidade do mercado de trabalho e mesmo pessoalmente.
Cada vez mais as pessoas necessitam de melhorar o seu desempenho e desenvolver novas competências que se constituam como mais-valias para a organização onde está inserido e também para si próprios enquanto indivíduos em constante evolução.
O Curso de Formação Inicial de Formadores visa desenvolver e certificar competências pedagógicas que permitem ao profissional uma nova dimensão na sua atividade, o de contribuir para a formação e crescimento profissional de outros e, desta forma, apoiar o crescimento da organização de forma mais significativa. Em simultâneo, constitui-se como uma aposta no seu próprio desenvolvimento pessoal e profissional.
Objetivos Gerais:
No final da ação de formação os participantes devem ser capazes de:
- Situar o papel do formador no sistema onde desenvolve a sua atividade e definir o respetivo perfil de competências desejável.
- Preparar, desenvolver e avaliar sessões de formação tendo em conta a facilitação do processo de aprendizagem pela seleção e aplicação dos métodos, técnicas e meios pedagógicos mais adequados e a operacionalização da formação pela definição de objetivos operacionais e pelo controle dos resultados.
- Autoavaliar o desempenho face ao perfil de competências desejado.
Objetivos Específicos:
No final da ação de formação os formandos devem ser capazes de:
- Caraterizar os contextos /Sistemas da formação Profissional em Portugal;
- Distinguir as competências exigíveis ao formador em função dos sistemas em que intervém;
- Criar uma perspetiva de autoavaliação à sua prática;
- Planificar unidades de formação partindo do Programa de Formação entregue ou da orientação de um Gestor de Formação;
- Formular correta e adequadamente os objetivos pedagógicos;
- Conceber e aplicar metodologias adequadas aos objetivos, aos públicos-alvo e ao contexto da formação;
- Realizar a avaliação sempre como forma integrante da formação;
- Conceber e utilizar os recursos didáticos na formação;
- Adequar o processo de aprendizagem a cada formando, grupo e ação;
- Desenvolver uma relação pedagógica, produtiva e eficaz com o grupo de formação.
Destinatários:
Profissionais que pretendam desenvolver as suas competências pedagógicas e/ou que necessitem de obter o CCP (Certificado de Competências Pedagógicas).
Perfil de entrada – Capacidade de Relacionamento interpessoal; Competências pessoais e sociais adequadas à função de formador; Competências básicas no domínio das TIC; com experiência profissional relevante e outras que se verifiquem necessárias para a concretização do objetivo da formação.
Metodologias de Formação:
Formação e Treino centrados no aprender fazendo.
Privilegiamos uma metodologia ativa e a criação de um ambiente facilitador da mudança, criatividade e enriquecimento individual e colectivo. Durante o curso todos os participantes realizarão um projeto de intervenção pedagógica na sua área de intervenção capaz de potenciar maior eficácia enquanto Formador na organização onde trabalha e/ou no mercado da formação.