Formação Pedagógica Inicial de Formadores

Formação Pedagógica Inicial de Formadores

A sociedade evolui de forma acelerada em termos técnicos, tecnológicos, comunicacionais e organizacionais, isto exige que o ser humano tenha de se atualizar diariamente, por necessidade do mercado de trabalho e mesmo pessoalmente.
Cada vez mais as pessoas necessitam de melhorar o seu desempenho e desenvolver novas competências que se constituam como mais-valias para a organização onde está inserido e também para si próprios enquanto indivíduos em constante evolução.
O Curso de Formação Inicial de Formadores visa desenvolver e certificar competências pedagógicas que permitem ao profissional uma nova dimensão na sua atividade, o de contribuir para a formação e crescimento profissional de outros e, desta forma, apoiar o crescimento da organização de forma mais significativa. Em simultâneo, constitui-se como uma aposta no seu próprio desenvolvimento pessoal e profissional.

Objetivos Gerais:

No final da ação de formação os participantes devem ser capazes de:

  1. Situar o papel do formador no sistema onde desenvolve a sua atividade e definir o respetivo perfil de competências desejável.
  2. Preparar, desenvolver e avaliar sessões de formação tendo em conta a facilitação do processo de aprendizagem pela seleção e aplicação dos métodos, técnicas e meios pedagógicos mais adequados e a operacionalização da formação pela definição de objetivos operacionais e pelo controle dos resultados.
  3. Autoavaliar o desempenho face ao perfil de competências desejado.

Objetivos Específicos:

No final da ação de formação os formandos devem ser capazes de:

  1. Caraterizar os contextos /Sistemas da formação Profissional em Portugal;
  2. Distinguir as competências exigíveis ao formador em função dos sistemas em que intervém;
  3. Criar uma perspetiva de autoavaliação à sua prática;
  4. Planificar unidades de formação partindo do Programa de Formação entregue ou da orientação de um Gestor de Formação;
  5. Formular correta e adequadamente os objetivos pedagógicos;
  6. Conceber e aplicar metodologias adequadas aos objetivos, aos públicos-alvo e ao contexto da formação;
  7. Realizar a avaliação sempre como forma integrante da formação;
  8. Conceber e utilizar os recursos didáticos na formação;
  9. Adequar o processo de aprendizagem a cada formando, grupo e ação;
  10. Desenvolver uma relação pedagógica, produtiva e eficaz com o grupo de formação.

Destinatários:

Profissionais que pretendam desenvolver as suas competências pedagógicas e/ou que necessitem de obter o CCP (Certificado de Competências Pedagógicas).
Perfil de entrada – Capacidade de Relacionamento interpessoal; Competências pessoais e sociais adequadas à função de formador; Competências básicas no domínio das TIC; com experiência profissional relevante e outras que se verifiquem necessárias para a concretização do objetivo da formação.

Metodologias de Formação:

Formação e Treino centrados no aprender fazendo.
Privilegiamos uma metodologia ativa e a criação de um ambiente facilitador da mudança, criatividade e enriquecimento individual e colectivo. Durante o curso todos os participantes realizarão um projeto de intervenção pedagógica na sua área de intervenção capaz de potenciar maior eficácia enquanto Formador na organização onde trabalha e/ou no mercado da formação.

2017-07-21T20:42:41+00:00